segunda-feira, 11 de julho de 2011

Preconceito: o mal da nossa sociedade



O vocábulo preconceito tem como significado uma opinião ou conceito formados por antecipação, geralmente com precipitação destituídos de análise mais profunda ou conhecimento de determinado assunto.
Ao longo da história mundial, percebe-se inúmeros casos relacionados a este assunto, e, na maioria das vezes, desencadeiam em violência, mortes e mágoa.
Comecemos por um fato conhecido por todos: o tráfico de escravos da África para a América(Novo Mundo), cujo único intuito era explorar a mão de obra, sem recompensas (dinheiro para os negros).
Além disso, não precisamos ir muito longe. Em 1945, quando eclodiu a Segunda Grande Guerra, na Alemanha de Hitler, o mundo presenciou a morte de mais de 6 milhões de judeus.
Verificando todos estes exemplos, o que mais me assusta e creio eu, a todos, é que, mesmo com o passar de tantos anos, o preconceito ainda assola a nossa sociedade.
Esta semana, os chamados skinheads (termo em inglês que significa cabeça raspada), cujo objetivo é matar negros, gays e moradores de rua, mais uma vez atacaram.
Deixo aqui uma questão:
"Onde vamos parar com atitudes como essas?"
E eu mesmo respondo:
"Nas notícias de jornais, para incentivar um pouco mais aqueles que possuem uma predisposição para tal fato"
Uma lástima!

19 comentários:

  1. Olá!
    Infelizmente o preconceito está aí batendo em nossa porta e de várias formas!
    Na minha opinião, o preconceito contra os negros ainda é o maior e pior, mas temos preconceitos de todas as formas. Como vc disse no post mesmo...gays, moradores de rua...e assim por diante.
    No meu trabalho sofremos um preconceito, pq os usuários da empresa que trabalho, acham que nós estamos a disposição deles, eles alegam que pagam nosso salário e por muitas vezes se sentem superiores a ponto de nos tratarem mal.

    O preconceito é uma tremenda falta de respeito e educação.

    Eu creio que o fato de vc não concordar com alguma coisa não te dá o direito de faltar com o respeito com a pessoa.

    Eu por exemplo, não acho normal a pessoa ser gay, mas jamais tratei mal algum gay, muito pelo contrário, tenho grandes amigos gays. A opção sexual deles não me interessa, o que me interessa é a pessoa. Isso na minha opinião é respeito.

    Tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Pois então minha querida.É isto que eu abordo no post. Apesar do assunto ser antigo, ainda assola fervorosamente nossa sociedade, infelizmente.

    Depois de todos esses casos, deveríamos ter a consciência de que os seres humanos são todos nossos irmãos, mas por algum motivo que não compreendo, isto não ocorre.

    Obrigada pela participação em meu blog.

    Ótimo dia para você também!

    ResponderExcluir
  3. É até difícil comentar sobre um tema desses (que infelizmente é super atual, e caso não se tome as devidas atitudes, continuará por muitas e muitas gerações) Que outras pessoas pensem como você, e tenham a mente mais aberta, porque fala sério, preconceito, não leva a nada!

    ResponderExcluir
  4. /\ concordo é dificil comentar sobre esse tema!

    Nossa sociedade está cheia de preconceitos, mas quem o pratica n se toca q leva a nada, a n ser pelo maL DAS MESMAS

    ResponderExcluir
  5. Não leva e nunca levará a nada mesmo né minha amiga??

    Obrigada pela visita em meu blog=)

    ResponderExcluir
  6. Preconceito pra mim é medo, condicionamento. Sou 100% a favor de qualquer forma de vida, qualquer forma de felicidade. Acredito que cor, opinião sexual, religiosa são sim conceitos que definem as pessoas, mas elas não só aquilo ou só isso.
    Preconceito é ignorância.

    ResponderExcluir
  7. Realmente o assunto é muito difícil e delicado. Todavia, é a partir de cada um de nós que isto poderá ser amenizado. Não digo extinto, porque seria utopia de minha parte.

    Obrigada pela visita=)

    ResponderExcluir
  8. Gêsa,

    Concordo totalmente contigo! Realmente, cor, opinião sexual ou religiosa são conceitos das pessoas. Mas o preconceito para com essas pessoas ocorre quando pessoas não conseguem enxergar a essência das mesmas, o mais profundo, o que essas pessoas pensam, deixam de pensar, etc.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Ultimamente tá tudo tão complicado, não é mesmo? Sou gay e já fui até vaiado por estar de mãos dadas com namorado no shopping. E a sociedade acha isso perfeitamente normal, falam que homofobia não existe, que é tudo conspiração pros gays dominarem o mundo. Por que as pessoas não deixam quem é diferente delas ser feliz? =/

    ResponderExcluir
  10. Realmente meu caro. Essas pessoas, na maioria, possuem a mentalidade pequenina demais, para enxergar certas coisas.

    A sociedade impõe uma forma "CERTA" para viver, e acha que aquilo deve ser seguido à risca. Mas se esquecem que o diferente existe sim, e deve ser respeitado!

    Obrigada pela visita. Eu comentei em seu blog=)

    ResponderExcluir
  11. Oi, é lamentável q ainda vivemos em mundo que o preconceito é forte!
    Adorei o blog.
    Parabéns e sucesso!
    Sempre passarei por aqui!
    Seguindo já :)

    http://lovesongone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!!!
    Estava olhando uns blogs e, felizmente, achei o seu, e amei!!!

    Te convido a dar uma passadinha no meu blog: http://docesonhodemenina.blogspot.com/

    Ah, como eu amei seu blog, tenho um selinho para você: http://1.bp.blogspot.com/-68Bb05pFul4/Te1BfsqvBeI/AAAAAAAAATM/JPCRr0Mj7R0/s1600/dsm-selinho.jpg

    Mil Sweetkisses!!!

    ResponderExcluir
  13. eu já vi a humanidade ser burra em diversos pontos da história... mas nazismo, facismo e similares são de uma estupidez que jamais será superada.

    nenhuma forma de violencia eh aceitavel...


    www.ouvindoparalamas.blogspot.com
    .
    .

    ResponderExcluir
  14. Muitas pessoas acham que são donas da verdade absoluta... esse é o problema que gera o preconceito na minha opinião!!

    Adorei seu blog!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Preconceito é uma coisa muito triste, é incrivel em pleno séc 21 existir gnt c a cabeça tão fechada! Amei o blog, parabéns !
    viu o segundo post sobre musicas que não podem faltar na sua vida do http://viceveersa.blogspot.com/ ? tá bem legal ! bjbj

    ResponderExcluir
  16. Boa a sua colocação. Segui o meu blog "silhuetas do pensamento" onde encontraras dois contos onde o eixo é o preconceito.

    ResponderExcluir
  17. <- Eu nunca vi preconceito... [risos]

    Infelizmente as pessoas recriminam demais 'o diferente' qualquer que seja a natureza dessa diferença, talvez por necessidade de impor a sua opinião e 'enfiar goela abaixo' os seus conceitos e crenças ao out, lamentável isso...
    E mais lamentável é que para essas pessoas o erro é reconhecer o outro como semelhante...

    ResponderExcluir
  18. Com certeza meus caros. Muito obrigada pela visita e comentários de todos viu!
    Visitarei todos os blogs.

    Abraços

    ResponderExcluir