sexta-feira, 25 de novembro de 2011

AQUELE olhar (Breve visão de uma capricorniana)





Uma vez li que capricornianos, depois de uma decepção, dão a volta por cima com muita habilidade. Mentira.
Ei, nós também sentimos. Somos seres humanos dotados de sensibilidade. E o pessimismo é a nossa ARTE. Realmente nos reerguemos com facilidade, MAS isto só acontece depois de uma fossa daquelas em que nem trinta quilos de chocolate com COCA COLA trincando resolveria.
O nosso pessimismo é tão intrínseco e intenso que acontece de pronunciarmos palavras inúteis, que nos jogam para o fundo do poço DO POÇO.
Eu sou assim. E sendo capricorniana...Piora o caso!
Enfim....Na verdade, este texto não é para discorrer necessariamente do quanto sou pessimista e capricorniana.
A sociedade é intensamente cruel e nos cobra duramente. Quer ver?
Se você não namora: _E aí, tá namorando?
Se você namora: _ Quando sai o casório, hein?
Se você casa:_ E os filhos?
Se você tem emprego:_Ah, mas você ganha muito pouco né? Que pesadelo ser professor!
Se você não tem emprego: _Nossa, já formou e não conseguiu um emprego ainda??!!
E sabe o que mais me assusta? É que me sinto IMENSAMENTE cobrada. Se palavras como essas são proferidas a mim, pode ter certeza que meu dia está MEIO acabado. É de mim. É de capricornianos ambiciosos e extremamente responsáveis este aspecto de cobrança.
Digo MEIO, porque nada mais acaba com um dia do que o olhar de decepção dos meus pais quando lhes comunico sobre a eliminação de um concurso.
Não há gritos, cobranças do tipo: "Nossa filha, você já concluiu o curso né??!!"Não há absolutamente nada disso. Apenas um olhar, mas AQUELE olhar. Aquele que fere o âmago do coração; distorce todos os seus sentimentos; estraçalha e estrangula você interiormente; te deixa sem saber onde pisar, com uma vontade louca de gritar.
Tento me reconstituir durantes alguns dias e lembro-me que o fundo do poço ( da tristeza, claro ) sempre há uma mola ( daquelas enormes, que nos impulsionam para cima com toda a força ). E não é só para capricornianos.

Um comentário: