sexta-feira, 2 de abril de 2010

Semana santa: qual é o verdadeiro significado?



Sexta-feira santa, sábado de aleluia, domingo de Páscoa.
Todo ano há um rito religioso para os que seguem os ensinamentos de Cristo, iniciando-se na quarta-feira de cinzas, que vem após os quatro dias de folia da maior festa do Brasil: O Carnaval.
Todavia, diversas pessoas não compreendem o real significado dessa semana, denominada semana santa. Ou não entendem ou fingem não entender.
Na verdade, tornou-se tradição ou mesmo costume para algumas pessoas(foco isso, porque não são todas), ou seja, ao tornar-se costume, geralmente cai no cotidiano e os "fiéis" fazem procissões, vão a missa, porque se não forem, não são católicos(como assim?) Já ouvi ditos como: "Católico que é católico confessa pelo menos na semana santa". E os outros dias do ano?Gasta com bebedeira?Se envolve com qualquer um?Bebe até cair?Xinga os mais velhos?Desrespeita os superiores?Sim...para chegar em circunstâncias como essa e confessar, acreditando na redenção e perdão dos pecados. Pra que confessar?Pra fazer tudo de novo?
Sou católica e estou afastada da igreja, só porque estou afastada, eu vou nesta semana?Seria hipocrisia da minha parte.
Acredito sim na semana santa, mas no REAL significado da mesma.
Que real significado é esse?
É pôr o sofrimento de Jesus Cristo quando foi crucificado para salvar o mundo em primeiro lugar. E isso está acima de qualquer preceito, de qualquer religião.
FELIZ PÁSCOA A TODOS! Que nesta Páscoa não lembremos apenas de chocolates, mas ambém do que precisa ser ressuscitado em nós.

4 comentários:

  1. Na verdade existem várias coisas as quais deturpamos seus significados para que estes sejam condizentes com o que melhor se encaixa a nossa vida e com o que nos satisfaz.

    ResponderExcluir
  2. Hum, ai ai!
    E o natal???????????????? Na semana santa ainda se vê mais manifestações de fé, onde até mesmo alguns etilistas dão um tempo nos seus costumes pra respeitar a tão Sagrada "Semana Santa" (Mas só nessa semana também). No natal niguém (ou quase) nem se lembra do significado da data. todo mundo enche a cara, come até entupir, gasta o que tem e também o que não tem.
    Mas voltando à páscoa, discordo de você, as pessoas entendem sim o vedardeiro significado dessa data, é a data de se dar e ganhar chocolates.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, May. Também estou afastada de igrejas e rituais, mas nem por isso me considero descrente. A gente precisa viver como acredita, não como mandam, não é mesmo?

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Buscai ao Senhor enquanto ha tempo. Que bom ter essa visão crítica, pois é isso mesmo. Mas, busque ao Senhor enquanto se pode acha-lo...

    ResponderExcluir